Equilíbrio Ativo

Equilíbrio Ativo

sexta-feira, outubro 26, 2012

Self coaching e fisioterapia no tratamento preventivo, pre e pós operatório do Cancer de Mama



 

 
Em uma escala de 0 a 10.
Qual o nível de satisfação em cada área da sua vida?
 




Desenvolvendo hábitos mais Saudáveis




Paciente Acometida
 


 

 Escrever sobre a vida é uma PODEROSA FERRAMENTA para examina-la.
         Reconhecer situações repetidas e facilita na mudança de hábitos.


 
Observação dos pensamentos



Pensamentos e reflexões
 
O que estou sentindo agora?
No que estou pensando agora?
Como eu estou respirando?
 
Limpando o lixo do pensamento
Pensamentos...

Ações
 

 



 

 Abordagem Fisioterapêutica
 
 




 
 





 

quarta-feira, outubro 24, 2012

Self Coaching



        É um convite a refletir sobre CRENÇAS POSSIBILITADORAS, para viver um estado mental positivo, focado em resultados IMPRESSIONANTES, a viver um NOVO CICLO em sua vida, ainda MELHOR e mais potencializado!
     
  • Eu quero;
  • Eu sei;
  • Eu decido;
  • Eu escolho;
  • Eu me permito;
  • Eu aprendo;
  • Eu ouso ir além.


 Convido você a essa filosofia de vida e estado desejado:

“Hoje começa uma nova vida”.
"O amor nunca falha"( I Coríntios 13:8 )

ACREDITAR é continuar firme, apesar do que está acontecendo no exterior. Quando você dominar o "acreditar", você irá dominar a sua vida. (Rhonda Byrne -Segredo)


Outubro Rosa




O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e

 entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.

(Fatyma Moraes, https://www.facebook.com/renato.bottermaio#!/fatyma.moraes?fref=ts)

segunda-feira, outubro 22, 2012

O LAÇO E O ABRAÇO

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O LAÇO E O ABRAÇO

Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço.
É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.

É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo,
no vestido, em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando...
devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.

Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.

Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
deixando livre as duas bandas do laço.
Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.

E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laç
o!

Mario Quintana

quarta-feira, outubro 10, 2012

Atuação da fisioterapia combinada ao Self coaching na reabilitação do pós operatório de pacientes submetidas ao tratamento cirurgico do Câncer de Mama.




O conceito de reabilitação esta relacionado diretamente à QUALIDADE DE VIDA. Considerando-se a alta incidência do câncer de mama, a grande possibilidade de uma longa sobrevida e a desestruturação que o diagnóstico e tratamento do câncer de mama acarretam na vida da mulher, tem ocorrido uma maior demanda para se investir na qualidade de vida da paciente.
O câncer de mama é uma das doenças de maior importância atualmente, e segundo Boff (2001) tornou-se nos últimos anos, um problema de saúde pública mundial.
A ênfase e o interesse direcionados ao conhecimento das patologias mamárias tem sido crescentes e diretamente relacionados à alta incidência com que estes problemas atingem a população feminina.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o ano de 2008, estima-se o surgimento de 49.400 novos casos de câncer de mama no Brasil. Isto representa 51 casos para cada 100.000 mulheres.
Para o Estado de Santa Catarina, o INCA prevê a ocorrência de 1610 novos casos, destes 130 para a capital Florianópolis (INCA 2008).
O INCA declara que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o primeiro entre as mulheres, cerca de um milhão de novos casos estimados, e estes ocorrem em sua maioria nos países desenvolvidos.
Muitos casos podem ser evitados se o diagnóstico for precoce. Acredita-se que entre os principais fatores de risco estão os hábitos de vida, fatores genéticos, menarca (primeira menstruação) precoce e menopausa tardia, fatores da personalidade feminina e/ou traumas emocionais prévios ao aparecimento do tumor. Fatores hormonais podem estar associados ao aumento de risco do câncer de mama, a prescrição tanto de anticoncepcionais orais, como da terapia de reposição hormonal.
História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade.
A detecção precoce é a principal estratégia para controle do câncer de mama. Segundo as orientações do Consenso para o Controle do Câncer de Mama, as seguintes ações são recomendadas para o rastreamento do câncer de mama em mulheres:
 “ESTA ROTINA SALVA”
 


 
 
Realização mensal do auto-exame das mamas, após os vinte anos de idade e sete dias após a menstruação. Quem já passou pela menopausa deve escolher um dia fixo no mês e apalpar-se regularmente.
·       1º Passo: Com as mãos na cintura, contraia os músculos do peito e dos braços, e observar se há alguma zona retraída.
·       2º Passo: Levante o braço direito e, com a mão esquerda, percorra a mama com movimentos circulares e suaves no sentido horário. Aproveite para apalpar a axila. Faça o mesmo do outro lado. Você pode fazer isso debaixo do chuveiro com as mãos ensaboadas, para facilitar o deslizamento dos dedos.
·       3º Passo: Aperte suavemente o bico das mamas para ver se não há secreção fora do período de gravidez e amamentação.
·       4º Passo: Diante do espelho, nua, verifique se há mudanças no contorno e no tamanho das mamas, ou qualquer alteração na pele.
 
Obs: Qualquer alteração procurar o médico imediatamente.
 
Exame Clínico das Mamas realizado anualmente, para as todas as mulheres com 40 anos ou mais. O Exame Clínico das Mamas deve fazer parte, também, do atendimento integral à mulher em todas as faixas etárias;
 

Mamografia, para as mulheres com idade entre 50 a 69 anos, com o intervalo máximo de dois anos entre os exames;
Exame Clínico das Mamas e Mamografia anual, a partir dos 35 anos, para as mulheres pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer de mama.
As mulheres submetidas ao rastreamento devem ter garantido o acesso aos exames de diagnóstico, ao tratamento e ao acompanhamento das alterações encontradas.
O Tratamento Clínico tratamento clínico avança e traz novas e melhores possibilidades a cada ano. Atualmente as pacientes são tratadas através da radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia.


 
O Tratamento Cirúrgico:
Nos últimos 20 anos as técnicas para o tratamento do câncer de mama sofreram significativas mudanças com a utilização de técnicas cirúrgicas menos agressivas. No entanto, a mulher ainda está propensa a desenvolver complicações decorrentes destes procedimentos cirúrgicos. Estas complicações acarretam uma série de consequências de ordem física e emocional, principalmente por comprometer áreas relacionadas ao desempenho de suas atividades da vida diária (AVDs) e de seus papéis sociais. 
Portanto qualquer procedimento, sejam eles cirúrgico, curativo ou paliativo, está associado ao risco inerente de complicações, que serão os alvos do processo de reabilitação (prevenção e/ou recuperação).

 
 
A fisioterapia precoce tem como objetivos prevenir complicações, promover adequada recuperação funcional e, consequentemente, propiciar melhor qualidade de vida às mulheres submetidas à cirurgia para tratamento de câncer de mama.
 
O linfedema é uma complicação comum, séria e incapacitante, do tratamento do carcinoma mamário. Ele é uma consequência de a uma falha na bomba linfática, resultante da sobrecarga do sistema linfático, onde o volume da linfa excede a capacidade de transporte, ocasionada pela remoção dos linfonodos axilares. Fatores que também podem estar relacionado a formação do linfedema é a obesidade, o estágio do tumor, as condições patológicas dos linfonodos, obstrução tumoral, radioterapia da mama e radioterapia da axila.
  Os resultados do tratamento do linfedema com técnicas fisioterapêuticas como drenagem linfática manual, enfaixamento compressivo funcional, vestimentas elásticas, exercícios e orientações de auto-cuidados e automassagem, utilizadas para o tratamento do linfedema revelam-se como bons, melhores e mais rápidos do que outros métodos não invasivos para o tratamento do linfedema.
A drenagem linfática manual é um dos recursos fisioterapêuticos frequentemente usado na reabilitação do pós-operatório de câncer de mama. Este recurso tem como objetivo melhorar a absorção e o transporte de líquidos intersticiais, de uma área em congestão para áreas onde os linfáticos apresentam melhores condições. Podem ser realizados nos edemas linfáticos ou não, respeitando a individualidade de cada caso.
A restauração completa da função é o objetivo principal da reabilitação. Caso não seja possível, o tratamento será focado na manutenção da capacidade funcional, ou seja, contribuir para que o paciente tenha uma vida ativa e produtiva. Vale resaltar que os melhores resultados dependem do bom treinamento e cuidado do fisioterapeuta e da colaboração do paciente após a fase intensiva de tratamento.
Nesse processo a FISIOTERAPIA desenvolve:
 
Prevenção ou diminuição das complicações respiratórias, 
Prevenir complicações osteomioarticulares, 
Prevenir complicações circulatórias e evitar a má cicatrização,
 Manutenção da força muscular, 
 Prevenção de linfedema, 
 Redução de algias (alívio da dor),
Propriocepção local (sensibilidade da região) 
 Preparação para o pré e pós operatório,
Reeducação postural,
Retorno e Manutenção das Atividades de vida diária.
Número de sessões e frequência dependeram da avaliação e objetivos do tratamento.
Tempo: Entre 60´ e 90´


 
 
 O Coaching é uma espécie de terapia comportamental, que pode ser adaptada ao organismo físico. É derivado de muitas pesquisas com comprovações científicas e empíricas. É uma metodologia utilizada para novas conquistas em diversos contextos de vida. É um processo facilitador de novas perspectivas e oportunidades resultando num significativo aumento no nível de satisfação na vida das pessoas.



 
No processo de “Self Coaching de Qualidade de Vida” procuramos observar o que as pessoas saudáveis fazem para se manterem assim, quais pessoas conseguiram superar o quadro enfermo. Estudamos o processo de saúde e procuramos enriquecê-lo e adapta-lo ao modelo individual de cada pessoa.
O “Self Coaching de Qualidade de Vida“é uma metodologia para fazer a diferença na vida das pessoas e ajudá-las a obter aquilo que elas desejam. E o objetivo é Reestabelecer O Estado Natural De Boa Saúde!!!
A mensagem principal que o “Self Coaching de Qualidade de Vida” deseja passar é que “As pessoas podem influenciar sua saúde física.” A saúde pertence a cada um de nós para criar cada dia em nossa vida.
Nesse processo o SELF COACHING desenvolve:
· Refletir, planejar e alcançar os objetivos!!!
· Verificação de objetivos
· Atitude positiva
· Autoconsciência (paradigma, modelos mentais)
· Análise das ferramentas pessoais
· Analise de expectativas
· Visão de futuro
· Verificação de recursos pessoais
· Plano de ação
· Ajuste de informações
· Crenças e tudo mais que ajuda ao coachee (cliente) atingir mais saúde.





 
Fontes:
FÖLDI, E., FÖLDI, M, WEISSLEDER, H. Conservative treatment of lynphoedema of the limbs. Angiol. J. Vasc. Dis., v.36, n.3, p.171 –180, 1990.
GUIRRO, Elaine,GUIRRO, Rinaldo, Fisioterapia Dermato Funcional, 3ª ed São Paulo, Ed. Manole, 2002.
GUYTON, A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 9 ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2003
LEDUC, Albert: Leduc, Oliver. Drenagem Linfática Terapia e Prática. 2.ed. São Paulo: Ed Manole 2000.
LUZ N.D.; LIMA A. C. G. Recursos fisioterapêuticos em linfedema pós-mastectomia: uma revisão de literatura. Fisioter. mov. (Impr.) vol.24 no.1 Curitiba Jan./Mar. 2011.


sexta-feira, setembro 28, 2012


FAÇA & ACONTEÇA!
Figueirense tem ajuda de coaching para se recuperar no campeonato.
Parabéns a toda equipe alvinegra pela decisão!
Como seria alcançar resultados ainda melhores... combinando o coaching a treinamentos na plataforma vibratória?
"Olha óh!...Parece até cosa do século xxIIxss"









http://globotv.globo.com/rbs-sc/globo-esporte-sc/v/figueirense-tem-ajuda-de-coaching-para-se-recuperar-no-campeonato/2160363/

quarta-feira, setembro 26, 2012



*ATENÇÃO, Sugestão Preventiva!!!

  Adotei um plano com o propósito de eleger estratégias e medidas que apoiem hábitos de vida mais saudáveis e um deles é BEBER ÁGUA, no mínimo 8 copos por dia. Quanos Você ja bebeu até agora? Que tal mais um!! =)