Equilíbrio Ativo

Equilíbrio Ativo

quinta-feira, maio 29, 2014

Coaching de Vida

O que é Coaching de Vida?

O Coaching de Vida é um processo de análise e evolução que abrange todas as áreas da vida do cliente. Vem sendo amplamente utilizado por pessoas que buscam o sucesso pessoal e profissional integrados a todas as demais áreas da vida.

Viver em harmonia consigo mesmo e com o ambiente externo, ser feliz e realizado extraindo da vida o que ela tem de melhor a oferecer em termos de relacionamentos, carreira, estudos, saúde e espiritualidade, é a isso que se propõe o processo de Coaching de Vida.

Como?

O Coaching de Vida é para quem deseja realização na vida como um todo.
No Coaching de Vida, primeiramente o cliente vai avaliar o quanto está realizado em cada área de sua vida, ou seja, o quanto cada área de sua vida está desenvolvida e o quanto ela lhe proporciona de felicidade.

O principal foco do Coaching de Vida está em, juntamente com o cliente, estabelecer metas e objetivos com prazos definidos para serem alcançados em cada área de sua vida.

A partir daí ele vai passar por um processo poderoso que vai alavancar o desenvolvimento das áreas menos desenvolvidas para no final estar equilibrado e feliz na vida como um todo.

Vantagens

Chegamos a uma época em que podemos ter mais poder sobre nós mesmos e nossas vidas. Podemos nos instrumentalizar com metodologias modernas que nos ajudarão a fazer as mudanças necessárias em nós mesmos ou em nosso ambiente para vivermos o melhor da vida como um todo.

Faça da sua vida sua principal obra de arte.Para alcançar estes resultados o Coaching de Vida desenvolve habilidades e concretiza objetivos, proporcionando uma vida plena nos mais variados aspectos.

Assim, o processo contribui, de forma prática e rápida, para que o cliente desenvolva competências, supere obstáculos e limitações e obtenha os melhores resultados possíveis em todas as áreas de interesse de sua vida.

Para quem é indicado o Coaching de Vida?

Ao lidar com o ser humano através de uma abordagem integral, o Coaching de Vida é indicado para todos aqueles que desejam alcançar equilíbrio e realização pessoal em todas as áreas da vida: profissional, financeira, social, amorosa, familiar, espiritual, lazer, saúde, emocional e intelectual.

O Coaching de Vida é para quem quer fazer da sua própria vida sua principal obra de arte.

Benefícios do Coaching de Vida:

Uma das maiores vantagens do Coaching de Vida é encorajar o cliente a ultrapassar os seus limites e construir uma vida alinhada à seus valores e propósito. Além disso, o Coaching de Vida proporcionará:
  •  Descoberta de sua missão de vida;
  •  Identificação do que é realmente importante em sua vida;
  •  Eleva o grau de discernimento e a capacidade de tomada de decisão;
  •  Conquista de grandes sonhos alinhados aos seus valores pessoais;
  •  Obtenção de um estado de excelência contínua;
  •  Estabelecimento de metas e objetivos claros para as principais áreas de sua vida;
  •  Superação de bloqueios e dificuldades
  •  Aumento da autoestima, autoconfiança e da motivação;
  •  Aumento significativo do nível de satisfação com a vida;
  •  Eleva o grau de autoconhecimento e potencializa seu poder pessoal;
  •  Revela talentos e desenvolve novas capacidades;
  •  Equilíbrio e realização em todas as áreas da vida;
  •  Melhoria na administração do tempo;
  •  Melhoria na qualidade de vida;
  •  Mais felicidade e sentimento de conquista e plenitude;
  •  Mais saúde, disposição e vitalidade.

Coaching de Carreira

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo fica também cada vez mais evidente que possuir diferenciais competitivos influi diretamente não só na sobrevivência no mercado, como também para destacar-se nele.
Este segmento do Coaching, intitulado de Coaching e Carreiras, orienta o profissional, através das ferramentas do Coaching, da melhor forma para que este possa definir e direcionar sua carreira da forma com que deseja e assim alcançar os resultados esperados.
Seja como empreendedor ou colaborador, o Coaching de Carreira oferece um apoio fundamental para um melhor direcionamento de sua vida profissional, no sentido de ajudá-lo a definir de forma assertiva suas metas, no alinhamento de seus valores, seus objetivos profissionais e, a dessa forma, traçar as melhores estratégias para alcançar os resultados planejados, num menor espaço de tempo.
Um Coaching de carreira ajudará você a:
  • Descobrir e compreender quem você realmente é
  • Identificar e clarificar o que você mais deseja
  • Criar e desenvolver estratégias de como você vai atingir seus objetivos
Esse processo irá ajudá-lo a planejar sua carreira adequando-a aos seus propósitos de vida profissional, pessoal, familiar e como empreendedor.
O trabalho, seja como empregado ou empreendedor, ocupa uma parte importante de nossas vidas. Será que o seu trabalho proporciona uma maior oportunidade de atingir suas necessidades pessoais e aspirações – ou é uma situação estressante suportada apenas para ganhar dinheiro suficiente para sobreviver? Seu trabalho é desafiador ou será que ele sufoca as suas habilidades? Você acha que seu talento e competências não são reconhecidos ou são desperdiçados?
Um Coaching de carreira pode ajudá-lo a identificar o que você realmente quer da vida – o que verdadeiramente lhe da contentamento e fazer você se sentir satisfeito. Também poderá ajudá-lo a valorizar as habilidades e a experiência que você acumulou e identificar oportunidades.
Juntamente com o seu Coach, você irá definir metas e, em seguida, desenvolver uma estratégia para desenvolver a carreira que você realmente quer (profissional ou empreendedora).  Isto pode significar também progressos na organização em que você está empregado ou é proprietário. A nova estratégia pode exigir uma completa mudança de direção e desenvolver ou melhorar algumas habilidades.
Com um plano e alguém a apoiá-lo (o Coach) ao longo do caminho, você estará pavimentando a avenida para o sucesso.
Coaching de carreira é particularmente relevante quando é confrontado com a mudança. Promoção, mudança de emprego, a aposentadoria ou abertura de um negócio. Você pode apenas querer refletir sobre seu atual emprego ou atividade empreendedora.
Como as alterações nas condições de negócios, os executivos e empreendedores devem, sistematicamente, aprender novas habilidades e aprimorar as antigas. É verdade que para estar atualizado, você deve fazer constante progresso. Trabalhar com um Coach da carreira irá assegurar que você identifique seu verdadeiro talento e competências.
Colocando você no caminho certo, e acelerando seu sucesso na carreira. Considere apenas outros benefícios de trabalhar com um Coach da carreira:
  • Metas claras para a carreira desejada, e uma visão aguçada de como chegar lá;
  • Uma postura mais firme ao lidar com outras pessoas;
  • Relações de negócios mais fortes;
  • Uma visão mais clara dos obstáculos a enfrentar, e as formas de superá-los;
  • Um equilíbrio entre trabalho e vida que mais lhe convier;
  • Fortalecimento da autoconfiança e auto-estima;
  • Uma compreensão de como usar o seu tempo e recursos para a sua maior vantagem;
  • Melhoria das habilidades de comunicação e eficácia pessoal;
  • Apoio na tomada de decisão e na resolução de problemas

Coaching Empresarial

Coaching Empresarial é uma modalidade de coaching direcionada a empresários e consiste em auxiliar, através de técnicas, ferramentas e práticas do coaching, estes profissionais para que desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial.
Imagine o dono de uma empresa que não tem autoconfiança, não consegue liderar seus colaboradores, comunicar-se de forma efetiva com eles, delegar com assertividade, que posterga decisões, que tem dificuldades de definir metas e objetivos! Com certeza, se este empreendedor não desenvolver as competências “certas” não manterá seu negócio por muito tempo.
Para evitar que empresários com potencial não alcancem seus objetivos em decorrência de certas limitações, um processo de coaching será o ideal para apoiá-los em sua evolução, êxito e sucesso em suas metas. Entender a missão de vida, conhecer as limitações e pontos de melhoria, identificar as crenças sabotadoras que o impedem de ter uma liderança efetiva, são alguns dos benefícios do coaching empresarial.
Além disso, o coaching empresarial também trabalha aspectos pessoais, como na melhoria dos relacionamentos familiares, até porque, em decorrência do trabalho e da posição de liderança, muitos empresários não conseguem gerenciar seu tempo de forma a atender tanto as expectativas da família, como da empresa e dos colaboradores, e isso acaba por causar conflitos que impactam diretamente nos resultados de sua empresa.
Se não bastasse isso, algumas empresas tem o perfil unicamente familiar, e muito problemas pessoais, entre membros da família, são trazidos para o ambiente da organização, o que influencia diretamente nos relacionamentos e consequentemente nos resultados da empresa.
Para assegurar que todos esses fatores não interfiram continuamente na empresa e em seu crescimento, o coaching empresarial trabalha no sentido de ajudar o cliente a: administrar de forma assertiva seu tempo, liderar com confiança seus colaboradores, delegar com êxito, tomar decisões com mais facilidade, uma vez que, tendo desenvolvidas todas essas aptidões se torna mais fácil solucionar os conflitos interpessoais.
Com todos esses elementos em equilíbrio o cliente consegue ter mais domínio de seu tempo e de suas capacidades, para desta maneira, mobilizá-las em não dispersar-se dos objetivos e metas da empresa, assim é possível liderar com confiança, êxito e ainda, alcançar qualidade de vida tanto pessoal quanto profissionalmente.

segunda-feira, maio 19, 2014

Coaching


Para que consigamos evoluir, precisamos nos conhecer. É necessário saber quais são nossos limites atuais e como poderemos superá-los de forma eficaz, para que cheguemos ao êxito na nova etapa que traçamos. É como um jogador de futebol que inicia a carreira em um clube do interior. O atleta se destaca como o principal jogador do time, mesmo que a campanha seja apenas mediana na competição. Aí se transfere para um clube maior e mostra a sua qualidade de maneira mais eficiente.
Um clube de ponta brasileiro o contrata e logo o jogador se torna em um ídolo do esporte nacional, chegando à Seleção Brasileira. As boas atuações com a camisa amarela despertam o interesse de clubes estrangeiros. O melhor time do mundo faz uma oferta irrecusável pelo jogador e ele passa a desfilar o seu talento entre os melhores do mundo, recebendo um salário inimaginável na época em que jogava no interior. 
Até este resultado, o jogador passou por vários treinadores e foi descobrindo a melhor maneira de jogar. Ele passou por um processo de autoconhecimento para desenvolver alguns dribles, acertar o passe, etc. Podemos dizer então que, de certa forma, ele passou por um processo de coaching. 

O coaching promove o autoconhecimento
Passar por um treinamento de coaching envolve processos de elaboração de metas a alcançar, identificação de problemas internos e externos o indivíduo precisa superar para conseguir o resultado futuro e, mais importante, se descobrir intimamente. Não é possível conseguir bons resultados com o coaching se você não estiver disposto a se conhecer melhor e se desenvolver. As pessoas deixam de conseguir excelentes resultados por medo dos obstáculos que surgem e nem se dão conta de que são capazes de superar estas barreiras. Este temor traz insatisfação pessoal, queda de rendimento e uma redução considerável nas competências que possui. Talvez algumas dessas capacidades sumam. Uma pessoa que fracassa na tarefa de liderar uma equipe pode ficar tão frustrada que deixa de exercer a capacidade de se comunicar com outras pessoas, temendo que não seja capaz de ser convincente em seus argumentos.
Nesse sentido, o Self Coaching é a forma mais eficiente de promover uma conexão entre seus próprios valores e missão de vida, elevando o seu autoconhecimento para o alcance de objetivos. 

domingo, maio 11, 2014

13 segredinhos para ser uma pessoa melhor!


A vida é um exercício constante de auto-aperfeiçoamento, mas às vezes nos concentramos tanto no avanço da nossa carreira ou objetivos educacionais que nos esquecemos de melhorar a forma como tratamos a nós mesmos e aqueles que nos rodeiam.
 Leia este artigo para aprender a como iniciar uma jornada de melhorar a sua alma.

1 - Torne-se mais autoconsciente. O primeiro passo para se tornar uma pessoa melhor é aprender a observar o seu comportamento atual, como você reage ao estresse, como você lida com a perda, como você controla a sua raiva ou como você trata as pessoas que ama.
  • A única maneira de melhorar qualquer um desses aspectos é primeiro tomar nota de seu comportamento atual e, em seguida, refletir sobre como ele pode ser melhorado para, finalmente, fazer as mudanças necessárias. Lembre-se que a mudança não pode acontecer sem que primeiro você saiba o que está errado.
2 - Estabeleça metas para si mesmo. Se ajudar, anote-as em um pedaço de papel, ou melhor ainda, comece um diário. Isso irá despertar o seu lado introspectivo e permitir que você entenda melhor a si mesmo a partir de um ponto de vista objetivo.
  • Aqui vão algumas perguntas para você começar: Existe uma relação específica com alguém que você gostaria de melhorar? Gostaria de se tornar mais filantrópico? Você quer fazer mais pelo meio ambiente? Você quer aprender a ser um melhor parceiro?
3 - Encontre alguém que sirva de modelo a ser seguido. Isso é uma grande fonte de inspiração, e as histórias da pessoa podem nos fazer sentir fortes em tempos difíceis.
  • O seu modelo pode ser um cantor, artista, político, personalidade de televisão, filósofo, figura religiosa e assim por diante.
  • Depois de ter encontrado um modelo a ser seguido, leia livros ou biografias. Conhecer a base de educação, a vida familiar e as lutas pessoais vai preparar você para o caminho que tem em frente.
  • Tente não escolher um modelo a seguir que alcançou sucesso por pura sorte. Em outras palavras, se o seu objetivo é ganhar muito dinheiro, não escolha um vencedor de loteria como um modelo para você. Em vez disso, escolher alguém cuja história você pode se relacionar, como um empresário que foi da pobreza para a riqueza.
4 - Aprenda a amar a si mesmo. Antes que você possa aprender a amar os outros, você vai ter que aprender a se amar. Mesmo que você não acredite nisso, comece a dizer que você é um uma pessoa boa e tem compaixão. Uma hora ou outra você vai começar a acreditar e começar a se comportar assim.
  • Tente parar de criticar a si mesmo, tire um tempo para apreciar seus talentos e melhores características, sejam elas físicas ou internas. Quanto mais você for hostil consigo mesmo, maior a probabilidade de você ser hostil com os outros.

5 - Pratique a empatia. Isso vai ajudar você a aprender a tratar os outros como você gostaria de ser tratado. Lembre-se que todo mundo tem suas próprias lutas e inseguranças; entender isso vai ajudar você a ser mais sensível em relação aos sentimentos de outras pessoas, aprender a se relacionar com os outros e se sentir menos isolado.
  • Isso é bom quando se tenta melhorar as relações pessoais com amigos, familiares e pessoas com quem você tem um relacionamento amoroso.
6 - Mostre às pessoas que você se importa. Você sabia que algumas pessoas são realmente tímidas demais para serem legais com os outros? Não tenha medo de dizer a alguém que você ama ou se importa profundamente com a pessoa.
  • Faça isso de forma sincera. Não diga às pessoas o que elas querem ouvir apenas para deixá-las felizes ou conseguir algo em troca. A honestidade é sempre a melhor política a ser adotada na comunicação com pessoas queridas.
7 - Seja grato. Pare de gastar todo o seu tempo obcecado com as coisas que você deseja ter e em vez disso liste a aprecie as coisas que você já tem.
  • Tente enxergar além dos objetos materiais; considere as pessoas e eventos em sua vida que foram mais gratificantes.

8 - Aprenda a controlar a raiva e a inveja. Essas emoções são uma parte natural da vida, mas se você sente raiva ou inveja dos outros constantemente, você vai ter dificuldade em encontrar a felicidade.
  • Em vez de constantemente se comparar com pessoas que você acha que são melhores do que você, reconheça o fato de que existem inúmeras pessoas no mundo que estão em uma situação pior do que você. Além do mais, há pessoas lá fora que têm menos do que você, mas que tem mais gratidão pelo que tem!
  • Para deixar a raiva para lá, perdoe as pessoas que fizeram mal a você no passado. Conversar com a pessoa com quem você está com raiva pode ajudar, deixar que ela saiba o que fez de errado e dizer a ela que você a perdoa. Se você prefere não falar com a pessoa, então anote tudo em uma carta e guarde-a com você.

9 - Dê algo aos outros. Nem todo mundo pode se dar ao luxo de doar milhares de dólares para a sua instituição de caridade favorita, mas isso não significa que você não pode fazer pequenas contribuições para ajudar os que necessitam.
  • Seja voluntário. Em vez de gastar seus fins de semana na frente da TV, seja voluntário em abrigos ou ONGs locais.
  • Praticar atos aleatórios de bondade todos os dias. Pode ser algo tão pequeno quanto ajudar um idoso a carregar as compras até o carro ou dar passagem para alguém no trânsito.

10 - Explore seus talentos. Todos têm uma habilidade ou interesse do qual realmente gosta. Se você acha que não tem talento algum, você provavelmente só não o encontrou ainda.
  • Seja paciente, mas não preguiçoso. Você não pode ser bom em tudo, por isso não desista só porque você falhou uma ou duas vezes. Em vez disso, seja proativo e tente coisas novas até encontrar algo que você ama e faz bem.
  • Se inscreva em um curso em que você esteja interessado ou comece a tocar um novo instrumento ou a praticar um novo esporte. Escolha algo que pareça atraente para você, assim é mais provável que você continue.
11 - Faça o que você ama. Não importa quanto dinheiro você ganha, você não vai ser feliz se você passar a vida inteira fazendo algo que você odeia. Embora nem todos nós tenhamos a sorte de fazer de nosso hobby favorito uma carreira, é importante dedicar pelo menos os fins de semana ou à noite para fazer o que você gosta.
  • Se você é cronicamente infeliz com o seu trabalho, tire algum tempo para considerar seriamente a mudança de sua carreira.
  • Dedique seu tempo livre para o seu hobby ou esporte favorito. Embora possa ser tentador passar esse tempo na frente da tela da televisão ou do computador, é importante fazer o que gosta, se você quer ter uma vida satisfatória.
12 - Pratique o autocontrole. A vida deve ser um equilíbrio entre trabalho e lazer. Se você constantemente se entrega a prazeres como festas ou comer doces, você acabará se chateando com sua vida. Em vez disso, faça isso periodicamente, para que você possa apreciar esses momentos de verdade.

13 - Agradeça as pessoas que ajudam você ao longo do seu caminho. Não só é cortês agradecer os outros, isso ainda vai ajudar você a se tornar mais sensível e aprender ver a capacidade de fazer o bem das outras pessoas.

terça-feira, maio 06, 2014

Pais não envelhecem.




Chego atrasada. Meu pai diz "ela chegou e tá toda maquiada". Minha mãe diz "tá toda maquiada, vai sair?". Minha mãe fez nhoque. Isso quer dizer que ela esmagou bolinha por bolinha porque se recusa a comprar massa pronta. Minha mãe odeia quando gastamos 200 reais num almoço. "Em casa eu gasto vinte reais e faço uma comida mil vezes melhor que desses restaurantes metidos a besta que você gosta". Meu pai traz, dentro de uma mochilinha da Sadia, chocolates de presente e dois "tapouers" pra devolver. Ele conta que está tomando açaí "pra não ficar esses velhos magrelos". Minha mãe usa um chinelo dourado.

Queima, queima, queima a sola do pé. O exame acusou neuropatia. O médico explicou que ele não é diabético mas é vegetariano. Eu não entendo nada mas dou conselhos do tipo "andar é bom" só porque na minha imaginação meus pais estarão sempre andando. Ágeis e entusiasmados. A cabeça dói um pouco todos os dias exatamente às seis da tarde e ele fica "de saco cheio da vida". Ele conta que quer uma namorada pra "sair um pouco, ir ao cinema, jantar, viajar". Ele conta que tem uma moça na vizinhança que dá bola pra ele. "Então namora com ela!". Ele aumenta a voz: "Deus me livre, ela vai querer sair, ir ao cinema, jantar, viajar".


Minha mãe fez salada de quinua orgânica. Isso quer dizer que ela acordou cedo e foi na feira do Parque da Água Branca. Meu pai trouxe ferreiro rocher. Já disse mil vezes que não gosto desse chocolate mas ele acha chique- por causa de um comercial que tinha um mordomo- e me dá bronca: sai desse regime, homem que é homem gosta de mulher mais cheinha..


Minha mãe está com labirintite. Por causa da tontura, tropeçou e acha que quebrou o dedo. Por causa da dor no dedo, não dormiu. Porque não dormiu, está mal-humorada. Porque está mal-humorada, tomou um quarto de não sei o quê. Por conta disso, piorou da tontura. Porque piorou da tontura, acabou de apoiar, errado, o dedo quebrado e agora tem certeza: quebrou.


"Deixa eu ver, mãe" "Não, isso não é nada" "Quer ir ao hospital?" "Não, já disse que não é nada";. "Então tá!";. ";Olha, Carlos, quebrei o dedo e sua filha não está nem aí!".


Meu pai trouxe duas garrafas de suco de uva branca. Isso quer dizer que tava rolando alguma promoção no Kanguru. Kanguru é o supermercado perto da casa dele. Ele vem todo cheiroso e arrumado e dá dois beijinhos na minha mãe. Meus pais estão separados há trinta e um anos mas quando minha mãe abaixa pra pegar um guardanapo ele levanta as sobrancelhas.


Eu estou com dor nas costas. Não sei se machuquei fazendo pilates ou se vou ter uma recaída da gripe. Eu estou com os olhos secos. Não sei se o ar está podre ou eu vou ter uma recaída da rinite. Eu estou triste. Não sei se é porque meus pais estão ficando velhos ou se porque eu não consigo ficar velha. Ao invés de chorar, dou uma gargalhada alta. A vida é sempre mais louca do que triste.


O cabelo da minha mãe ficou ótimo. Está bem curto e com mechas loiras. "O cabeleireiro acertou dessa vez, hein, mãe" "Claro, eu MANDEI ele cortar do jeito que EU QUERIA". Meu pai fala baixo pra mim "essa baixinha é fogo". Ela pergunta o que estamos cochichando.


A cachorra pede colo e minha mãe começa a conversar com voz de criança. Eu distraio vendo emails no celular. Meu pai começa a dormir e só acorda porque sua barriga ronca. Ele vai até a varanda ver "como o dia está bonito";. Eu e minha mãe nos olhamos, porque sempre achamos que ele vai é soltar pum. Ele volta maravilhado com o dia que está lindo e pergunta o que estamos cochichando.


Olho meus pais e, por mais que eu tente ver duas pessoas com 70 anos, vejo dois jovens sarados e corados com gostos antiquados para roupas e quadros.


Meu pai reclama que a pele do seu braço está molenga e manchada mas eu vejo o peitoral bronzeado e forte de quando frequentávamos piscinas. Minha mãe reclama que as pernas incharam e que os exames de sangue isso e aquilo, mas eu a vejo com seus cabelos de Farrah Fawcett usando uma de suas minissaias, causando paixões avassaladoras no trabalho. Sempre tinha algum homem sofrendo de amor em sua secretária eletrônica.


Às vezes ela vem com umas ameaças muito maduras do tipo"quando eu morrer, você vai lamentar MUITO não ter me levado ao shopping pra comprar um chip". Eu nunca caio nessa. Desde criança eu sei que mãe não morre.


Minha mãe era tão linda que eu gostava de ficar sentada no chão do banheiro, vendo ela tomar banho. Ela era tão linda que eu sempre a beijava na boca assim que ela adormecia. Tão linda que dos cinco aos doze anos eu fiz, sem parar, mais de mil cartas de amor pra ela. Em uma dessas cartas eu escrevi, dentro de um coração ensanguentado: você me fascina. Eu tinha oito anos. Eu não virei sapatão por muito pouco. Aliás, acho que sou um pouco sapatão.


Se eles continuarem com essa palhaçada, serei obrigada a cortar relações. Eles tentam me lembrar diariamente que estão velhos. Eu só consigo sentir raiva: por que essas pessoas absolutamente saudáveis e jovens e eternas insistem nesse papel ridículo de ficar velho, doente e um dia morrer? O que eles querem de mim deixando o tempo passar? Ainda mais amor?


Minha mãe diz que está há meses desanimada, sem vontade de sair de casa. Mas eu não escuto. Lembro dela secando os cabelos e ouvindo rádio no último volume. Ela dançava e cantava alto enquanto secava os cabelos. Parecia uma leoa. Dourada, vermelha. Sempre usando preto. Eu pensava: isso é ser mulher. Que legal ser mulher! E que mulher! Meu pai diz que se sente velho e cansado...mas eu o vejo em seu carro conversível, viajando com a minha mãe pra Gramado, usando camisas lilás com calças caquis. "Quanta coisa eu não fiz achando que seria jovem pra sempre!". Ué, e não tava certo em achar isso? Que cara doido!

- Tati Bernardi